domingo, 24 de julho de 2016

Irregularidades nas Avaliações - balanço e soluções

Após algumas queixas, ISELeaks realizou mais um questionário destinado a apurar e denunciar situações de incumprimento pedagógico.
É de salientar que os cursos que receberam mais queixas foram os de Fracas (em particular LEIC), seguindo-se LEM.

Em Fracas, as principais irregularidades são o incumprimento das Fichas de Unidade Curricular, a existência de fichas eliminatórias (violação da 2.1 do NAC) e ainda a recusa em revelar os critérios de avaliação usados (violando a norma 1.11), com a justificação do desconhecimento dos critérios usados.

Tais situações ocorreram pelo menos em MPD (docente Miguel Gamboa Carvalho) e em PI (docente Luís Falcão), onde ambos docentes, em situações distintas, utilizaram linguagem corriqueira e abuso de confiança para com os alunos em causa, o que configura uma violação do próprio Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico, regulado pelo Decreto-Lei nº.181./81 e respetivas consolidações, nomeadamente o artigo 2º-A/1, que refere como uma das funções dos Docentes, abrangidos pelo mesmo diploma, 'orientar os estudantes'"

Dava a gravidade, foram realizados requerimentos, endereçados à presidência do ISEL, Conselho Pedagógico e Coordenador do Curso, requerendo  "a anulação dos efeitos de reprovação que a decisão ilegal do docente levou a cabo" e ser avaliado, em época especial "por outro docente, já que fica patente que o docente não tem condições de imparcialidade", estando de momento a aguardar resposta. No entanto, tudo indica que o resultado será positivo, pelo menos no que diz respeito à época especial.

O docente Miguel Gamboa é também reconhecido pelas más práticas recorrentes, marcando regularmente fichas de UC de MPD e AVE, as 2 cadeiras que lecciona, do mesmo semestre, para o mesmo dia, estando eventualmente em causa a norma 2.2.1, das normas de avaliação do ISEL.

Ainda em PI, o docente Luís Falcão procura impedir alguns alunos de se inscreverem à cadeira, alegando que não cumpriam os requisitos (as precedências) e recusando-se a avaliar os mesmos. De pois de um requerimento enviado para os mesmos orgãos, obteve-se uma resposta falaciosa por parte do coordenador do curso,Fernando Sousa, onde era referido que o aluno em causa não cumpria determinadas normas de progressão (alegadamente, um aluno não pode fazer cadeiras no ano superior aquele em que se encontra) nem as precedências. No entanto, após contacto com a presidência do ISEL, confirmou-se o que já se sabia: NÃO EXISTEM PRECEDÊNCIAS NO ISEL, nem a norma de progressão em causa.

Segundo as denúncias apresentadas, ocorre algo semelhante em LEIM, com o docente Jorge Pais, que se recusou a realizar revisões de prova e agride verbalmente os alunos durante as aulas e exames.

Em Mecânica a história já nos era conhecida, com o docente José Manuel Simões de Tecnologia Mecânica I (LEM) a coagir alguns alunos a entregar uma "Carta de Desistência". Esta situação já ocorre há vários anos. 

Relembramos que no passado já havíamos mencionado alguns destes incumprimentos. Alguns destes continuam-se a repetir. 

Deixamos aqui 2 documentos para consulta:
Normas de Avaliação de Conhecimentos (NAC)- http://bit.ly/299WvAe
Normas de progressão(NP) -  http://bit.ly/29gUo0F 

Aproveitamos para disponibilizar algumas FUCs. Assim que tivermos mais,iremos completar esta página.
FUCs de LEIC (e UCs comuns de Fracas) -versão mais recente  http://bit.ly/2auKMOq

--------------------------------------------------------

Eis algumas das denuncias que nos foram entregues:



Nota: As denúncias foram publicadas tal como foram entregues, sem qualquer edição, não representando a posição do ISELeaks.
Curso: LEIC  - (MPD, PI,AVE,Geral)

Curso: LEIM - (FSO,CF,MDP)

Curso: LEETC - (PG2)

Curso: LEM - (Gestão de Produção, TecMec1)



Em breve iremos apresentar um pequeno "guia" com propostas de solução para os lesados por estas irregularidades.

1 comentário:

  1. Se fosse só essas,ainda há muitas mais por se "descobrir".

    ResponderEliminar