Errata: Ricardo Teque Florêncio e Susana Teque Florêncio não são irmãos, são casados.
Toda a história da internacionalização do ISEL e dos irmãos Teque,iniciada na Associação Académica de Lisboa, vista da janela do Gabinete de Comunicação.
(clique na imagem para ampliar)
Gabinete de Comunicação e Imagem, Gabinete de Relações Externas e Gabinete de Congressos, têm todos algo em comum: Uma única pessoa a chefiá-los, neste caso a Dra. Susana Teque Florêncio. No ISEL desde 2009, ingressou numa licenciatura em Ensino em 1997, terminando só em 2004; tendo, nesse período, trabalhado numa empresa de Call Center. Já terminada a sua licenciatura, em 2007 ingressa num estágio da Caixa Geral de Depósitos, mais uma vez, no apoio ao cliente. É também neste ano, que Susana Teque é contratada pela a Administração Pública, como professora do ensino básico; tendo, ainda em 2007, iniciado o seu percurso rumo ao ISEL, como fundadora do Semanário Académico, com o seu irmão Ricardo Teque Florêncio. Finalmente, em 2009, a agora Coordenadora do Gabinete de Comunicação e Imagem, Relações Externas e Centro de Congressos, é contratada para o ISEL como Coordenadora do Gabinete de Comunicação, num concurso muito contestado. Requisitos para a vaga: Licenciatura em Línguas - português/inglês, e não em Marketing ou Comunicação, como seria de esperar. Ou seja, seriam excluídos os candidatos com licenciaturas em Ciências da Comunicação, ou Marketing; já que o procedimento concursal exigia especificamente aquele curso e “não havendo possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional”.
Este requisito, facilitou o trabalho ao Doutor Carlos Quadrado (o presidente do júri do concurso) de eliminar os restantes candidatos automaticamente e escolher Susana Teque – que contava já com vasta experiência de Call Centers e de docência do ensino básico - para a Coordenação daquele gabinete.
A acrescentar ao facto destes requisitos pitorescos, a Dra. Teque estaria, à data da sua contratação, a iniciar um Mestrado em Publicidade e Marketing. Por coincidência, ou não, seria contratada para o Gabinete de Marketing e de Relações Externas em 2011, já no final do seu Mestrado; num concurso onde se pedia o “apoio à presidência na internacionalização, marketing e comunicação publicitária na área do gabinete de comunicação e imagem”; sem deixar de referir que pelo menos um dos 6 candidatos já teriam o Grau de Mestre à data do concurso, mas em Estudos Anglo-Portugueses: Desta vez já não era exigido um curso com componente linguística.
É também importante referir que, nos dois concursos – Comunicação e Gabinete Marketing e Relações Externas – os restantes candidatos nunca compareceram à prova de conhecimentos (à excepção do primeiro, em que só compareceram mais 2 pessoas), segundo consta na publicação do procedimento concursal.
Mas o seu percurso não começa aqui, nem começa com o Professor Quadrado; leva-nos, antes, até 2007, ao SALx – Semanário Académico de Lisboa – que Susana Teque Florêncio nesse mesmo ano fundou e onde o seu irmão, Ricardo Teque Florêncio, era coordenador editorial. É também em 2007, que este integra as Listas para a Associação Académica de Lisboa como Vice-Presidente, juntamente com Frederico “Fred” Saraiva, e por onde fica até 2009, no famoso mandato que muitos dizem ter arruinado as contas daquela associação.
Paralelamente, Ricardo Teque também exercia o cargo de Communication Manager no ISEL, de Fevereiro de 2007 a Janeiro de 2008, apenas um ano antes de Susana ser contratada. No entanto, foi em 2011 que os dois irmãos se reencontram no mercado de trabalho: Em 2012, o Professor Carlos Quadrado era o anfitrião do Congresso internacional de Engenharia (WEE) que teve lugar no Pavilhão Atlântico, em que o ISEL apostou 90 mil euros; com oferta de tablets incluída para os docentes que se inscreviam. Neste projeto megalómano, Ricardo Teque Florêncio foi o responsável pelo Marketing e Comunicação. Ao que parece, a sua irmã estaria demasiado ocupada a coordenar os Gabinetes de Comunicação, de Relações Externas, e do Centro de Congressos, para promover o marketing do ISEL naquele evento - Como tal, foi delegada a competência de Susana Teque a Ricardo Teque.
Atualmente, Ricardo é o CEO e dono da AIM Digital Agency, (http://aimdigitalagency.com/) desde 2013. Esta sua agência publicitária tem (ou teve) como clientes o Espaço Académico de Lisboa, o ISEL e a Bitwoci. Esta última é uma empresa no Barreiro, constituída em Janeiro de 2013, da qual Frederico Saraiva é o sócio-gerente. Entre os projectos da AIM, está o logótipo do “OPEN Workspace by ISEL”, toda a publicidade da Mega Festa do Caloiro 2014 e ainda todo o marketing do Espaço Académico de Lisboa.
Durante esta epopeia, Susana Teque, na categoria de coordenadora do gabinete de Imagem, dava o seu contributo para a internacionalização do ISEL, estando frequentemente em eventos nacionais e internacionais. Segundo o blog ISELfree, seria este gabinete favorecido pelo Professor Carlos Quadrado, com verbas do PRODEP, deixando alguns docentes sem possibilidade determinar o Doutoramento.
O ISELeaks tentou por várias vezes contactar a Dra. Susana Teque, para a obtenção de pareceres por parte do Gabinete de Comunicação para assuntos não relacionados com esta peça, mas nunca nos foi possível entrar em contacto com alguém para além de um funcionário, sendo da maior relevância referir que sempre nos foi dito que a Dra. Susana Teque ou estaria de férias, ou estaria no exercício das suas funções de representação do ISEL, mas sempre fora do Campus.