quinta-feira, 7 de maio de 2015

A "Voz dos Estudantes" - Inquérito a Alunos


Realizamos um inquérito online , anónimo e informal com questões relacionadas com os diversos orgãos do ISEL: Direcção, Comissões Coordenadoras e AEISEL . Obtivemos 294 respostas. Os alunos consideram que o esforço da direcção para atrair alunos não é suficiente (2.4 pontos em 5). A média de avaliação das comissões cordenadoras foi de 2.6 (em 5), valor que indica que a grande maioria dos alunos não se sente devidamente representado pela respectiva comissão. O valor mais baixo vai para a AEISEL, com uma média de 2.0, sendo que mais de 65% dos inquiridos não se sentem representados de forma alguma pela mesma. Paralelamente, 67% Não sabem/Não conhecem nenhuma iniciativa de interesse para os alunos, que tenha sido promovida pela mesma.Por sua vez, os alunos deram 3.4 pontos à importância do ISELeaks.
 (texto na capa da versão impressa)


---------------------------------------------------------------------------------------

Questões:

1.Curso/Área 
2. Como avalias o esforço da direcção do ISEL para atrair mais alunos? | 1-Mau 5- Excelente | 
3. Sentes-te representado pelos colegas na comissão coordenadora do teu curso? |1-O que é isso? 5- Eles representam-me | 
4. Consideras que o método de ensino aplicado no teu curso, de uma forma geral, é adequado às tuas necessidades? | 1-Não 5- Sim | 
5. Como aluno do ISEL, como perspectivas o teu futuro, quanto ao teu primeiro emprego? |Resposta escrita | 
6. Relativamente à AEISEL, sentes-te representado pela sua direcção? | 1-Não 5- Sim | 
7. Que iniciativa, promovida pela AE, relevas como de maior interesse para os alunos do ISEL? | Resposta escrita ou opção “Não sei/ Não Conheço |
8. Na tua opinião, qual deveria ser a finalidade de uma Associação de Estudantes? |4 opções + Outra | 
9. Para os alunos que atravessam dificuldades económicas, como qualificas o apoio dado pela AEISEL? | 1-Não existe/Não conheço 5- É muito bom|
10. Após 7 edições do ISELeaks, como avalias a importância das informações que temos divulgado? | 1-Sem Importância 5- Com Importância |

O questionário incluía também uma caixa de Comentários, depois da questão 3 e uma caixa de "Considerações Finais", depois da questão 10.

Nas caixas de resposta livre, procuramos evitar repetições e publicar as mais variadas respostas, positivas e negativas

------------------------------------------------------------------------------

VALORES GLOBAIS

Resumo de respostas (às perguntas de resposta imediata):

Nota:
 Negativa: percentagem de alunos que avaliaram com 1 ou 2

Positiva: percentagem de alunos que avaliaram com 4 ou 5

Questão 3:


Questão 8:



Outra:
-“Tomar conhecimento dos interesses dos alunos da mesma maneira que este questionário o faz."

 -“Criar (ou promover caso haja, pois não conheço) núcleos com novas actividades extra-curriculares além da desporto [...]. Por exemplo, um núcleo de voluntariado, um jornal, como existe em algumas universidades.”

-“Promover seminários com empresas ou indivíduos ligados às áreas dos cursos leccionados.”

-“Promover e organizar acções de formação como congressos e workshops”-"Criarem projectos extra curriculares em ponte com o grupo docente.” 

-“Ajudar os alunos Erasmus na sua chegada ao instituto”

-------------------------------------------------------------------

ISELeaks:

Avaliação: 3.4 em 5

Comentários:
(Todas estas avaliações foram escritas na caixa "Considerações Finais", localizada no fim do questionário)
“Quanto ao ISELeaks, parabéns pelo vosso trabalho [...] há quem se importe e leia todas as edições (mesmo quando não apanha aí o formato em papel, que msteriosamente desaparecem sem deixar rasto). [...] É o único “orgão” do ISEL que faz realmente alguma coisa para mexer com a apatia dos alunos e docentes.” (LEIM)

“Informação muitas vezes pouco parcial e nem sempre verdadeira. Desconhecem o objectivo, função e funcionamento dos orgãos de governo do ISEL [...] Fazem criticas sem apresentar soluções” (ADEM)

“Vocês” à frente do ISELeaks acho que estão mais preocupados em arranjarem pequenas lutas e mau ambiente entre os alunos e comissões coordenadoras, tal como alunos e AE. deviam procurar fontes mais seguras escreverem os vossos artiguinhos!(ADEM)

“[...]é a principal fonte de informação para os estudantes.” (ADESPA)

“[...]É um exemplo de activismo interventivo.”(ADEC)

“O ISELeaks devia ser mais sério” (ADEC)

“Continuem o bom trabalho ;)” (LEIC)


------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------

AEISEL:

6. Sentes-te representado pela AEISEL?  2.0 em 5. 
7.  Que iniciativa, promovida pela AE, relevas como de maior interesse para os alunos do ISEL?  67% assinalaram a opção "Não sei/Não Conheço"

Comentários: 
(Todas estas avaliações transcritas abaixo foram escritas na caixa que correspondia à resposta livre da questão 7)

“Não querendo desprezar o trabalho feito pelos camaradas, mas no entanto vejo muito esforço e pouco trabalho. Ao fim ao cabo, acabam por cometer os mesmos erros que a anterior direcção cometia, mas desta vez é tudo normal.” (ADEC)
“Eles fazem uma festa por semestre não é? E têm um departamento de airsoft... Estão ao nível do governante médio português! Para quando obras na sala 13?” (ADESPA)
“Todas as iniciativas da actual AE limitam-se a movimentos associativos com interesses próprios e em formas de luta quase sempre, ou sempre, despropositadas e pouco inteligentes ( caso do buzinão - que cena burra). (ADESPA)
“Uma boa iniciativa que podiam ter era pintar de branco aquela parede em frente ao Firmino”(ADEC)
“As manifestações não são de certeza.”(LEIM)
“Festa da loira e do porco” (LEIC)
“Manifestações, manifestações e mais manifestações. Utilidade? ZERO!” (ADEQ)
“RGA, que acho que devem ser do interesse de todos os alunos uma vez que nelas se discute o principal interesse dos alunos.” (ADEM)

------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------

AVALIAÇÕES POR CURSO
(Todos os comentários foram escritas na caixa "Comentários", localizada depois da questão 3)

ADEC:

3. A comissão coordenadora do teu curso representa-se? 2,33
4. Avaliação do método de ensino: 2,54
5. 1º Emprego - Perspectivas para o futuro: 29% de Opiniões Optimistas


Comentários: 

“O processo de reestruturação do curso de civil é uma vergonha e ilegalidade. é tudo a tentar segurar o seu tacho...”

“Numa faculdade conhecida pela predominância da prática em relação à teoria, sinto que faz falta mais prática e atenção à maneira corrente de exercer engenharia”


------------------------------------------------------------------------------

LEIC/MEIC


3. A comissão coordenadora do teu curso representa-se? 2,64 em 5. 
4. Avaliação do método de ensino: 2,89 em 5. 
5. 1º Emprego - Perspectivas para o futuro: 91% de Opiniões Optimistas



Comentários: 
“Carga de trabalhos excessiva, diferença de critérios entre professores [...] é só fazer as contas e tentar descobrir quando se dorme, quando se trabalha, quando se está com a familia...”
“Devo ter facilidade em obter um emprego no entanto o ISEL devia ter mais protocolos com empresas [...] de modo a dar mais opções e oportunidades aos seus alunos no mercado de trabalho.”

------------------------------------------------------------------------------

ADEM:


3. A comissão coordenadora do teu curso representa-se? 2,71 em 5. 
4. Avaliação do método de ensino: 2,94 em 5. 
5. 1º Emprego - Perspectivas para o futuro: 65% de Opiniões Optimistas



Comentários: 
“Deveriam existir mais parcerias com empresas bem como estágios para os alunos em final de curso.”
“Acho que em particular a ADEM, podia ser mais proactiva na criação de seminários e projectos que possam trazer notoriedade ao ISEL em geral. E não se fazer valer em projectos singulares apenas como Formula Student.”
------------------------------------------------------------------------------

ADESPA:

3. A comissão coordenadora do teu curso representa-se? 2,50 em 5.
4. Avaliação do método de ensino: 3,07 em 5.
5. 1º Emprego - Perspectivas para o futuro: 82% de Opiniões Optimistas

Comentários: 
“O departamento de instrumentação (e o Ezequiel em AC1) é vergonhoso e logo nas primeiras aulas somos ‘aconselhados’ a desistir das cadeiras com o argumento de ‘epá à primeira és capaz de não fazer isto’.”
“Penso que o ISEL transmite-me conhecimentos práticos e teóricos para ter sucesso no meu primeiro emprego.”
------------------------------------------------------------------------------

LEIM/MERCM:

3. A comissão coordenadora do teu curso representa-se? 2,90 em 5.
4. Avaliação do método de ensino: 3,13 em 5.
5. 1º Emprego - Perspetivas para o futuro: 93% de Opiniões Optimistas

Comentários: 
“Já estava na altura de LEIM ter semestre fraco como os restantes cursos”
“Por tanta dificuldade que eu passo no meu curso, primeiro que consiga acabá-lo vai ser complicado. Espero que aceitem bem a minha candidatura mesmo tendo demorado imenso tempo a terminar o curso.”
------------------------------------------------------------------------------

LEETC/MEET:

3. A comissão coordenadora do teu curso representa-se? 2,48 em 5.
4. Avaliação do método de ensino: 2,88 em 5.
5. 1º Emprego - Perspectivas para o futuro: 57% de Opiniões Optimistas

Comentários: 
“Incerto, porque apesar do curso em questão ser reconhecido no mercado, há mais condicionantes a tem em conta no mercado de trabalho atual.”
“Em determinadas redes sociais, surgem ocasionalmente dúvidas sobre o futuro do ISEL que acabam por minar a vontade de muitos potenciais novos alunos se matricularem na instituição.” 
------------------------------------------------------------------------------

ADEQ:

3. A comissão coordenadora do teu curso representa-se? 2,35 em 5.
4. Avaliação do método de ensino: 3,54 em 5.
5. 1º Emprego - Perspectivas para o futuro: 33% de Opiniões Optimistas

Comentários: 
“Sinto que o ISEL me dá melhores bases uma vez que temos mais prática que outras universidades- O problema é  ISEL não tem grande reconhecimento na minha área. Maior parte dos portugueses desconhece o ISEL”
“Façam publicidade! Vão às escolas, vão às conferências, etc., eu nem sabia que o ISEL existia até ao 12º ano e foi porque um antigo aluno me falou disso.”


Sem comentários:

Enviar um comentário